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"O Eneagrama é o movimento perpétuo, é esse perpetuum mobile que os homems buscaram desde a mais remota antiguidade,
sempre em vão... O Eneagrama é um diagrama esquemático do movimento perpétuo, isto é, de uma máquina de movimento eterno. Mas é claro que é necessário saber
como ler este diagrama. A compreensão deste símbolo e a capacidade de utilizá-lo dá ao homem um poder muito grande. É o movimento perpétuo e também a
pedra filosofal dos alquimistas" (página 336).
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Mais tarde, o psiquiatra Oscar Ichazo (1931-2020) ensinou a seus discípulos um sistema tipológico baseado no Eneagrama, possivelmente influenciado por Collin. Isso se pode notar nas descrições do tipo Quatro com fortes características do tipo venusial, nas do tipo Cinco com características do tipo marcial, nas do tipo Oito com características do tipo saturnino, bem como na proposta de integração e desintegração ao se percorrer as flechas do Eneagrama. Uma hipótese alternativa também aceita é que tanto Collin quanto Ichazo utilizaram-se das mesmas fontes para apresentar as posições de seus tipos humanos.
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Neste livro, Chestnut, uma assumida personalidade tipo Dois Autopreservação ("Eu Primeiro"), reitera as reformulações propostas por Naranjo em 2012 a respeito de seu tipo, antes tratado como "mãe-judia" ou como um "tipo ajudante" e submisso. Nesta "nova" visão, o tipo Dois é reapresentado com fortes características mercuriais, o que coincide com a posição 2 no Eneagrama com que Collin ensinava o seu tipo mercurial. Naranjo, em seu livro "27 Personajes em Busca Del Ser", quase pede desculpas por ter apresentado uma versão distorcida deste tipo de personalidade, conforme transcrevemos a seguir:
Na cultura americana do Eneagrama, é mais comum dizer que o Tipo Dois é um "ajudante", em vista de minha caracterização do eneatipo Dois nos anos de 1970 como
uma "mãe-judia". Porém, isso tem o inconveniente de uma falta de discriminação a respeito da diferença entre um caráter verdadeiramente ajudante e outro que
busca mais o afeto e o reconhecimento através da amabilidade.
Em 2019, o professor João Carlos (1970-) descobriu o Eneagrama das Esferas codificado nos dias da semana e, em seguida, igualmente codificado na Estrela Caldaica, na Música das Esferas e no Jogo de Xadrez, apresentando o símbolo do Eneagrama associado aos astros posicionados conforme a primeira ilustração desta página. Os detalhes destas associações podem ser vistos no vídeo a seguir.
A princípio, o professor João Carlos ficou perplexo porque as descrições contemporâneas dos subtipos apresentadas por Naranjo e Chestnut lhe pareceram atualizações das antigas descrições das influências planetárias cujas posições quanto aos números lhe pareceram muito próximas. Em 2020, começou a ensinar o que, a princípio, julgou ser uma atualização do Eneagrama das Personalidades, atualizando o Mapa Eneastral, uma ferramenta que utilizava desde 2016, para a versão 2.0.
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Linhas do Tempo do Mapa Eneastral e do Eneagrama das Esferas
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Mapa Eneastral 4.0 de Jô Soares, um ícone no entretenimento nacional
Atualmente (2024), para verificar sob quais influências celestes uma determinada pessoa está submetida, é utilizado o Mapa Eneastral 4.0, uma grande atualização da parte do mapa astrológico associado a um sistema de pontuações das forças planetárias validado estatisticamente. Em outras palavras, cada ser humano, ao dar sua primeira respiração nesta vida, por ser parte integrante de um Todo Maior (Universo), inicia sua jornada impregnado da energia original, a que chamamos essência. A partir do Mapa Eneastral 4.0, é possível verificar as intensidades das forças de cada um dos astros sobre a pessoa, o que implica em seus traços, bem como seus subtipos conforme seus Centros de Inteligência.
Traços e Centros de Inteligência são conceitos ensinados pelas escolas de Gurdjieff e de seus discípulos - o que se conhece hoje como o Quarto Caminho. Tais conceitos foram reapresentados pelo Eneagrama das Personalidades décadas mais tarde, porém com redefinições que associaram os Centros de Inteligência aos tipos e estes variando-se nos Instintos. Assim, por exemplo, no Eneagrama das Personalidades, o Centro Intelectual está relacionado exclusivamente aos tipos Cinco, Seis e Sete e, cada um destes tipos varia nos instintos autopreservação, sexual e social. Com isso, o tipo Cinco sempre é do Centro Intelectual.
O Eneagrama das Esferas restitui os conceitos originais, ao apresentar os instintos associados aos tipos e estes variando-se nos Centros de Inteligência. Assim, por exemplo, o instinto Social está mais fortemente ligado aos tipos Saturnial 5, Solar 6 e Jovial 7 e, cada um destes tipos varia nos 4 diferentes Centros de Inteligência, Biológico, Afetivo, Intelectual e Motor. Com isso, o tipo Saturnial 5 pode ser de qualquer um dos 4 Centros de Inteligência.
Um astrólogo contemporâneo olha para o mapa astral e vê lá todos os planetas e, acreditando que todos ajam com mesmas forças, independentemente de suas posições, julga que seus diferenciais sejam apenas os signos e as casas ocupadas por eles. Por isso, tamanha ênfase no signo ascendente, no signo da Lua etc.
Já o Eneagrama das Esferas, apesar de concordar com a importância dos signos, coloca esta de modo secundário às forças diferenciadas de cada um dos planetas conforme suas posições. Por isso, tamanha ênfase nos tipos solar e planetários, designando os signos à categoria de subtipos destes. Assim, o Eneagrama das Esferas, através do Mapa Eneastral, calcula as forças relativas de cada um dos planetas e estabelece seus tipos com base nestes resultados. Por exemplo, se a Lua ocupar uma condição mais forte no momento em que a pessoa nasceu, ela será considerada como Lunial 4. Neste caso, o signo da Lua designará o subtipo da pessoa e terá menor importância se comparado ao fato de ela ser Lunial 4.
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